Google

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Talharim e Talharim com espinafre

Agumas semanas estava na casa de minha mãe e decidi com meu irmão que precisávamos fazer pães então escolhemos o dia 6 de Outubro. Como estava disposto a mexer com farinha aproveitei a mão de obra para fazer um macarrão. Fazia uns 3 anos que não fazia uma massa fresca e realmente estava com saudades. Compramos os ingredientes, ovos, fermento, farinha, espinafre, tomates, linguiça calabresa. Afinal se vamos fazer a massa não tem graça usar molho pronto. Segue a receita do talharim, a do pão vai amanhã.
Receita da massa:
300g de farinha de trigo;
3 ovos;
1 colher de chá de sal;
1 colher de sopa de azeite.
Modo de preparo:
Fazer um montinho com a farinha de trigo, adicionar os 3 ovos, ligeiramente batidos, o azeite e o sal.Sovar a massa até ficar lisa e homogenea. A massa é bem pesada por isso pode cansar um pouco. Se for pouca massa não há muito problema, mas para quantidades maiores pode ser interessante ter uma masseira ou um processador de alimentos. Deixar descansar por uma hora (cobrir para não ressecar a superfície da massa).Abrir com rolo e cortar no formato desejado. Deixar secar num varal (existem alguns só para massas).
Dica:A maneira mais fácil de cortar o talharim é fazer um rolo com a massa depois de aberta e cortar com uma faca afiada, para isso é importante enfarinhar a massa para não grudar. Se vc tiver um rolo de massa que já corte no formato certo, melhor ainda, mas não o meu caso.
O talharim com espinafre segue a mesma receita, porém adicionar 2 colheres de sopa de espinafre cozido picado bem fino à massa.O resultado é uma massa fica um pouco mais leve para trabalhar e com um sabor, cor e aroma fantástico.
Molho de tomate:
800g de tomate bem maduros;
1 linguiça calabresa defumada;
1 cebola;2 dentes de alho;
tempero à gosto (gosto de usar pimenta calabresa e manjericão para molhos)
Modo de preparo:
Despelar o tomate e retirar as sementes, para despelar o tomate eu gosto de colocar no fogo pode não parecer prático, mas é divertido a pele racha e descola do tomate, mas é para queimar mesmo sem dó. Depois cortar ao meio e retirar as sementes.
Descascar as cebolas e o alho. Os tomates foram para o processador junto com a cebola e o alho, depois de homogeneizados foram ao fogo para reduzir. Moer a calabresa no processador e colocar junto do molho para cozinhar, temperar à gosto mas a pimenta calabresa é especial para esse molho.

Juntar a massa e o molho e bom apetite.

Nenhum comentário: