Google

sábado, 9 de junho de 2007

Creme de Abóbora

Hoje vou falar postar uma receita bastante simples. Creme de abóbora.
Já testei essa receita com vários tipos de abóbora, mas para mim a melhor é com abóbora japonesa (Cabotiã, acho que é esse o nome...). Segue a receita e bom proveito.

Ingredientes:
- Meia abóbora (qualquer uma... depende do gosto) cortada em cubos de tamanho uniforme;
- Uma colher de sopa de farinha de trigo;
- Uma colher de sopa de manteiga ou margarina culinária (sim tem que ter mais de 60% de lipídeos);
- Uma cebola média cortada em pequenos pedaços;
- Um caldo de carne;
- Sal e pimenta à gosto;

Modo de preparo:
Coloque a manteiga em uma panela de pressão e refoge a cebola, adicione a colher de farinha de trigo e mexa até cozinhar a farinha (cerca de 30-40 segundos), adicione a abóbora cortada, sal e água até o limite da panela de pressão cerca de 1,5-2,0 l. Tampe a panela e assim que "pegar" pressão deixe cozinha por mais 5 minutos. Depois desse tempo abra a panela e bata no liquidificador.
Rende aproximadamente 3 litros de caldo. Eu sempre congelo e fica muito bom.

Para servir frite um pouco de bacon e coloque sobre a sopa no prato.

Desde que eu comecei a fazer essa receita que me foi ensinada por um colega de trabalho eu fiz alguma mudanças, inicialmente era feita com sopa creme de cebola no lugar do refogado de cebola com a farinha de trigo, mas caso vc não tenha em casa é bom saber como fazer sem isso.

Bom Apetite...

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi! Interessante seu novo blog...
Entao algumas receitas precisam da margarina culinaria mesmo? A diferença entao é que ela é mais gordurosa? Na minha primeira compra, em vez de comprar margarina culinária e seguir os passos da minha mae, acabei comprando uma margarina sem sal ligth para as receitas, hehehe... errei na escola?

Julio Rocha disse...

Então, nas verdade as margarinas culinárias são mais gordurosas assim como a manteiga. Em média 65% de gordura e as light tem 20% no caso em que vc quer fritar alguma coisa a margarina light não serve porque ele "espirra" quando esquenta porque tem muita água. Mas se vc for usar para fazer outras coisas (não fritas) ela serve, como por exemplo fazer brigadeiro...

Anônimo disse...

Hmmmmmm entendi!